Bancos antecipam restituição do IR 2021 com juros a partir de 1,69%

Artigo de Karla Mamona publicado em 29/06/2021 no portal Exame Invest

Antecipação do Imposto de Renda 2021 pode ser uma opção para o contribuinte; veja quando vale a pena

A Receita pagará na próxima quarta-feira, 30, o segundo lote da restituição do Imposto de Renda 2021. Serão liberados 6 bilhões de reais. Ainda terão mais três lotes de pagamento previstos para os meses de julho, agosto e setembro.

Para aqueles que têm pressa e desejam receber o dinheiro antes existe a possibilidade de antecipar até 100% da restituição por meios dos bancos. Trata-se de uma linha de crédito e as taxas variam de acordo com o perfil dos clientes e o relacionamento com o banco. 

Entre os cinco maiores bancos do país, a taxa de juros mínima dessa linha varia entre 1,69% ao mês, no caso do Santander, até 1,78% ao mês, no caso da Caixa. As contratações podem ser feitas sem nem mesmo ir às agências, direto pelos aplicativos das instituições ou pelo internet banking. 

Troca de dívida 

Apesar das taxas serem “atrativas” por serem mais baratas do que a média cobrada em linhas de empréstimo pessoal (segundo dados da Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade a média cobrada em abril foi de 3,30%) é necessário ter cautela. 

Para Luciana Pantaroto, da Associação Brasileira de Planejamento Financeiro (Planejar), a contratação desta linha é indicada caso o contribuinte tenha uma dívida com juros mais altos, como cheque especial e rotativo do cartão de crédito. 

“Se a pessoa tem uma dívida grande, indico que ela analise os juros e com o dinheiro da antecipação da restituição pague a dívida. É como se ela fizesse uma troca da dívida, mas neste caso, é trocar por uma mais barata.” 

Ela ressalta ainda que existe um risco para quem contrata a linha de antecipação da restituição do IR, que é cair na malha fina e não receber a restituição. Ou ainda ter que fazer alguma retificação e receber um valor menor do que o previsto. Em ambos os casos, a pessoa terá que fazer o pagamento ao banco. “Se ela não conseguir pagar. Vai ter que negociar. Não tem como fugir.” 

Por fim, a planejadora financeira indica que aqueles que não têm dívida devem esperar o pagamento da Receita. Ela ressalta que os valores são corrigidos pela taxa Selic. E a indicação é que o dinheiro seja usado para formação de reserva de emergência ou investido, caso a pessoa já tenha a reserva. 

Veja taxas e condições

Veja abaixo as taxas e as condições dos cinco maiores bancos do país: 

Santander 

No Santander, o valor mínimo que pode ser antecipado é de 100 reais. A taxa de juros é a partir de 1,69% ao mês. O cliente pode contratar a linha de crédito no aplicativo do Santander, no Internet Banking ou em qualquer agência. O valor é creditado na conta corrente na mesma hora. 

Caixa

Na Caixa, o crédito é limitado a 75% do valor da restituição do Imposto de Renda. As taxas variam entre 1,78% ao mês a 3,97% ao mês, a depender do nível de relacionamento do cliente com o banco.

Para adquirir, é necessário procurar uma agência Caixa com a seguinte documentação: documentos pessoais, comprovante de residência, comprovante de renda e declaração do imposto de renda com recibo de entrega. No recibo, é necessário que seja a Caixa instituição financeira indicada a receber a restituição.

Banco do Brasil 

No Banco do Brasil, os clientes correntistas que indicaram o BB para recebimento da restituição podem antecipar até 100% do valor, limitado a 20 mil reais. O pagamento é feito na data do crédito da restituição ou no vencimento do contrato, em janeiro de 2022 (o que ocorrer primeiro). A contratação da linha é pode ser feita pelo aplicativo BB ou Internet Banking ou nos terminais de autoatendimento e nas agências. O BB não informou a taxa de juros cobrada. 

Itaú Unibanco

No Itaú Unibanco, a linha, denominada de Credipré IR, tem limites de antecipação que variam de 200 reais a 5 mil reais para clientes do varejo e uniclass e até 10 mil reais para clientes Personnalité. Após a contratação, o pagamento é debitado diretamente da conta na data em que o cliente receber a restituição ou na data de vencimento do contrato (21 de dezembro), o que acontecer antes. Não é necessário apresentar a declaração do imposto As taxas de juros para são a partir de 1,73% ao mês. A contratação pode ser realizada nos canais digitais de atendimento (internet banking e aplicativos móveis), caixas eletrônicos, telefone e agências do Itaú Unibanco.

Bradesco 

No  Bradesco, o valor mínimo que pode ser contratado varia de 200 reais até 100% da restituição do IR, limitado ao valor de R$ 50 mil. A linha é para os clientes pessoa física correntistas ou funcionários da organização que indicaram sua conta Bradesco para crédito da Restituição do Imposto de Renda. O banco não informou as taxas, mas afirmou que são personalizadas de acordo com o perfil e relacionamento com o banco.

Cadastre o seu e-mail para receber
os nossos conteúdos

Conteúdos Recentes